21.8.08

Primeira aula (16-08-2008)

Olá, queridos!

Passaremos a registrar aqui no blog também nossas experiências com este módulo do Escrevivendo, aula a aula, tanto para facilitar a atualização de quem precisou se ausentar da aula, como para os profissionais que estejam nos visitando e queiram saber um pouco mais de nosso cotidiano. Trata-se, portanto, de um diário, em que tentaremos ser bastante francas.


Mafuane e eu chegamos mais cedo, por volta das 9h30, para irmos arrumando a sala e distraindo a ansiedade. Aos poucos os escreviventes foram chegando e, doce ilusão, nossa ansiedade só aumentou. Logo a sala estava repleta, para nossa alegria: contamos um número de alunos bem superiou ao dos oficialmente inscritos. Esperamos que todos permaneçam conosco.


Iniciamos nosso encontro com a apresentação da coordenadora - já conhecida de muitos -, Karen, e das mediadoras, Mafu e eu, Loreta. Em seguida, foi a vez dos escreviventes: um a um depôs acerca de suas experiências com a escrita e de suas expectativas em relação ao curso. A maioria relatou ter ficado surpresa com a realidade da proposta do Escrevivendo: a escrita como meio de interação com o outro e com o mundo. Embora tenham lido tal proposta na divulgação da oficina, não esperavam um clima tão familiar e acolhedor. Ficamos contentes com essa "surpresa".


Fizemos um breve intervalo e, após ele, passamos a falar sobre os mitos que cercam o ato de escrever, basendo-nos no primeiro capítulo do livro de Lucília H. do Carmo Garcez (v. bibliografia). São eles:


a) escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e não um dom que poucas pessoas têm;
b) escrever é um ato que exige empenho e trabalho, e não um fenômeno espontâneo;
c) escrever exige estudo sério e não é uma competência que se forma com algumas "dicas";
d) escrever é uma prática que se articula com a prática da leitura;
e) escrever é necessário no mundo moderno;
f) escrever é um ato vinculado a práticas sociais.


Finalizamos o encontro contrariadas, tão agradável ele estava sendo. Pretendíamos realizar a dinâmica do "primeiro beijo" ainda nesse encontro, mas não foi possível, então pedimos que todos escrevessem um breve conto (miniconto) para o próximo sábado (a dinâmica será descrita em nosso próximo relato, a fim de não estragar a surpresa que preparamos). Falamos rapidamente sobre o blog e pedimos que, também para o próximo encontro, trouxessem seu poema de amor favorito, dinâmica que descreveremos mais adiante.


Embora não tenhamos conseguido levar a cabo tudo o que planejamos para o início, ficamos bastante satisfeitas, porque o essencial foi feito e, acreditamos, com qualidade. Sempre procuraremos discutir com os escreviventes o andamento das atividades e ouvir sua sugestão.


Ouvir, aliás, é um verbo essencial para o Escrevivendo.

1 comentários e flerte(s):

Tiago Soarez disse...

Mafuane, Loreta e Karen,

Gostaria de dizer a vocês que estou gostando muito do curso. Há mais ou menos 1 mês eu não atualizava meu blog e logo após duas aulas, vi a necessidade de continuar escrevendo. Estou muito satisfeito com a proposta! É gratificante.

No que eu puder contribuir para o curso, contem comigo!

Beijos!